quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Fotos de Roma e Assis. (Itália)

Depois coloco algumas de Lisboa.

Assis
Assis (em italiano, “Assisi”) é a mais interessante e bem conservada cidade da Umbria, conhecida não apenas por ser a terra de São Francisco, mas também pela encantadora arquitetura medieval que se vê por toda a parte em casas e edifícios de pedra, passagens cobertas, ruelas que desembocam em pracinhas, arcos, escadarias, muralhas, fontes, restos de uma antiga fortaleza e diversas igrejas.

Assis é uma cidade fantástica, andar pelas ruas medievais é surreal, emocionante, casas e castelos imensos, passagens secretas, uma cidade para ficar 1 semana, assim você consegue conhecer tudo que ela lhe oferece.

As catacumbas: relíquia de mártires cristãos
As catacumbas são formadas por longos túneis, em cujas paredes foram cavados os loculos, ou nichos retangulares, superpostos, suficientemente espaçosos para abrigar um ou mais cadáveres, envolvidos em mortalha ou num simples lençol. Não se usavam caixões. Os loculos eram fechados com argamassa, tijolos ou com uma placa de mármore, onde se escrevia o nome do falecido. Alguns ostentavam grafites simbólicos com votos de paz na eternidade. Os cristãos, como demonstram as inscrições das lápides, sempre acreditaram na ressurreição dos mortos. Sepultando seus mortos, repudiavam a cremação dos cadáveres, um procedimento comum na Roma Imperial.


Um lugar sagrado para muitos, corredores apertados e baixos, era o refúgio dos cristãos perseguidos naquela época, um verdadeiro labirinto, só eles (os cristãos) conh
eciam tais 'galerias'... suas entradas e saídas, do qual acabou sendo cemitério de muitos também.

Circo Massimo (foto escaneada)
Roma
O Circo Massimo (Circo Máximo) foi a principal pista de corridas do Império Romano, um lugar onde eram realizados os jogos públicos, famosos principalmente pelas corridas de quadriga (carro de duas rodas puxado por 4 cavalos emparelhados). Essa pista, que chegou a medir cerca de 600 metros de comprimento, tinha arquibancadas com capacidade para receber até 150.000 espectadores. Os espectadores que não conseguiam um lugar nas arquibancadas também podiam assistir aos jogos dos montes Aventino e Palatino, localizados perto do local.

Hoje em dia o Circo Massimo foi transformado em um parque com um grande gramado, ideal para um tranqüilo passeio. Muito pouco foi preservado do que um dia foi o grande circo romano. Do circo original, hoje somente resta a pista de corrida, que foi coberta pela vegetação. A área é atualmente utilizada como um parque para passear ou praticar esportes no centro de Roma.

Roma é outra cidade que pretendo voltar e usufruir o que ela nos proporciona, é uma cidade encantadora, quero ver todos os monumentos históricos, conhecer melhor as Igrejas medievais....
Coliseu
O Coliseu foi construído ao redor de uma arena central oval onde os gladiadores lutavam até a morte. Enquanto os gladiadores morriam, a audiência permanecia sentada em cadeiras confortáveis, colocadas em fileiras e protegidas por um enorme teto de lona. Sob os assentos e o chão da arena havia uma complexa série de quartos e passagens para guardar os animais e preparar os espetáculos.

Os gladiadores eram os jogadores de futebol da sua época, heróis adorados, apesar de não serem aceitos socialmente. Alguns eram homens livres ou aristocratas que tinham perdido sua for
tuna e escolheram viver vidas curtas, porém gloriosas. A maioria, no entanto, era formada por prisioneiros de guerra e criminosos condenados. Dezenas de milhares eram enviadas à morte em combates corpo a corpo, lutando contra animais selvagens ou em simuladas batalhas navais sobre naves verdadeiras na arena inundada. A emoção era grande e a violência era derramada sobre os espectadores, como nos jogos modernos de futebol.

O Coliseu é mais bonito em fotos do que ao vivo, mas vale pela História que ele representou e ainda representa.

A Boca da Verdade
A característica mais famosa da Boca é sua utilização como um detector de mentiras. A partir da idade média, acredita-se que se alguém disser uma mentira com a mão dentro da boca da escultura, ela será mordida. Há alguns relatos de que a boca da verdade foi utilizada na época da inquisição e padres ficavam escondidos atrás da boca com escorpiões, assim poderiam forçar picadas a quem eles achavam que estava mentindo.

http://en.wikipedia.org/wiki/La_Bocca_della_Verità


Castelo Santo Angelo
Os antigos imperadores romanos pagãos tinham o hábito de construir para si monumentos nos quais se faziam sepultar. E este, inserido na cidade de Roma, que serviu de base para o futuro castelo de Sant'Angelo, foi mandado construir pelo Imperador Adriano (78 – 138), a partir do ano de 135. Na época dos romanos, chamava-se Mole Adriana (Mole significa algo com grande massa). Apresenta um diâmetro colossal, é uma afirmação do poder romano. Na Idade Média, devido às contínuas guerras, esse monumento passou a ter uma finalidade diversa.
Fonte: Aqui
Existem muitos castelos na Europa, com passagens secretas que interligam pontos distantes, existe um que liga uma enorme basílica a uma fortaleza, hoje passa uma avenida no meio, mas dizem que antigamente era um rio, pensar em como eles construíram isso a milênios atrás é extraordinário, simplesmente fascinante.