quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Fases da vida


Estou passando por uma fase difícil com minha mãe.

Às vezes fico sem saber o que fazer, pois dando mais atenção a meu pai noto que de repente ela arranja um motivo para irritá-lo, arrumando um pretexto para que eu a ouça, chegando ao ponto de inventar histórias.

Com o passar dos dias notando que tal comportamento não mudava comecei a me questionar do porquê de tal reação. Observando, entendi que ela necessitava de atenção, talvez até mais que meu pai. Sabedora e comprometida com esse problema há décadas e vendo que estamos voltados ao momento dele quase que irremediavelmente, se sentiu preterida e inconscientemente age dessa maneira.

Compreender isso não foi fácil e ainda não é fácil! Mas e aí, o que fazer? Primeiro lugar é ter paciência, não cobrar, apenas amar. Então agora quando estou com ela deixo-a falar o que lhe aflige, acaba desabafando e percebo que fica mais calma. Hoje me vejo orientando minha mãe... Imaginem meu sentimento em lembrar que há pouco tempo atrás era ela que vivia fazendo isso comigo.

Além de paciência, essa fase exige uma enorme compreensão, senão acabamos julgando, nos afastando e perdendo a oportunidade de amar o outro no momento mais difícil que ele se encontra.

Vivendo assim observei que transportava essa experiência para dentro da minha casa e me vi mais ponderada e comedida em muitas coisas que até então não era.

Entendi que não podemos deixar os problemas ‘ao deus dará’ e que, com certeza é mais sábio enfrentá-los, mesmo que para isso erremos. Eu prefiro errar tentando acertar a simplesmente fugir, me esconder e fazer de conta que nada ocorre etc.

Tomar certas atitudes que o momento presente exige é custoso, mas é o certo a se fazer. O ‘momento’ passa, acabam vindo outros, e, assim sendo um problema mal resolvido hoje acaba virando algo maior amanhã.

Todas as experiências estão interligadas em nossas vidas. Quando procuramos compreender o ‘porquê’ e colocar em prática o que se entende, isso acaba se transferindo em tudo que nos circunda.
Escrito por Agda