quinta-feira, 24 de junho de 2010

Bebida X Saúde


Gostaria de contar uma experiência com a qual tenho convivido durante minha vida inteira, mais ainda de uns anos pra cá.

Meu pai sempre bebeu, lembro-me quando era criança ele bebia em casa, era costume dele desde jovem beber todos os dias e isso ele fazia sempre.
Mesmo assim ele conseguiu juntamente com minha mãe passar uma ótima formação moral e ética para mim e meus irmãos. Nenhum dos filhos graças a Deus adquiriu tal vício, porém eu cresci com essa frase:

"Faça o que falo e não o que faço." Difícil discernir se temos como parâmetros a seguir os exemplos de nossos pais, mas ele tinha muitas qualidades que víamos destoar e que o "vicio camuflado" até então ficava "pequeno" perante elas. Ninguém tinha noção do problema que enfrentaríamos no futuro por ele beber todos os dias e muito menos ele.
Certo é que ele não conseguiu se livrar do que ele sempre achou ter total controle, hoje ele paga um preço alto por ter bebido anos e anos a fio, paga com o que temos de mais precioso em nossas vidas e que depende só de nós para preservarmos, ou seja, paga com a saúde.

Hoje ele tem uma saúde debilitada, frágil, com internações cada vez mais frequentes. O fígado é um dos órgãos mais resistentes que nós temos, ele regenera numa velocidade impressionante, desde que queiramos isso. Ao agredi-lo sempre chegará uma hora que ele não mais suportará e aí se dá o inicio do fim.
Estava pensando sobre isso esses dias e cheguei à conclusão: Enquanto somos jovens achamos que tudo podemos, achamos que temos todo tempo do mundo e que temos controle sobre a dependência, que pararemos a hora que quisermos. Esse é o maior dos enganos, porque quanto mais cedo cortar-mos um vicio mais cedo nos livraremos de problemas decorrentes dele num futuro próximo.

O querer jogar sempre para o amanhã uma atitude que devemos tomar hoje é um perigo, é uma fuga e um instinto inconsciente nosso de não querermos enxergar a realidade do momento e com isso você fica cada vez mais e mais dependente do que lhe aflige.

Em outro momento para não se tornar um post longo, eu conto mais sobre essa experiência e de como ela afeta a mim e a toda a minha família.
Esse post é um desabafo de alguém que ama e se sente impotente...
Agda